Quais serão os posicionamentos, as propostas e as reinvindicações?
No âmbito da construção coletiva do Fórum Social Europeu das Migrações, a delegação composta por organizações sediadas na França publica documento síntese com suas convicções, condenações e reinvindicações que serão abordadas ao longo dos dias de fórum, entre 15 e 26 de março.
Estes elementos do documento síntese foram elaborados com base nos diferentes momentos de construção colaborativa entre as organizações da delegação francesa e estão traduzidos para os idiomas francês e espanhol.
Versão em francês: acesse AQUI
Versão em espanhol: acesse AQUI
Um pouco sobre o FSEM
O primeiro Fórum Social Europeu de Migrações (FSEM) será realizado entre os dias 15 e 26 de março. O evento é inédito e fruto da mobilização que ocorreu na última edição mundial, realizada em 2018 no México, em que se decidiu pela primeira vez a realização de processos regionais. A 1ª edição regional foi realizada nas Américas, no Uruguai, em setembro de 2020, na modalidade virtual por causa da pandemia de covid-19. Ao todo foram 550 participantes de 352 organizações e 38 países que estiveram presentes nas mais de 30 atividades virtuais. Agora é a vez da mobilização na Europa.
Cronograma
- Inscrições de atividades autogestiondas – de 10 de fevereiro a 07 de março;
- Conferência de Abertura – 15 de março às 14h de Lisboa;
- Atividades autogestionadas – de 16 a 21 de março;
- Assembleias de Convergências por eixos temáticos –23 e 24 de março;
- Assembleia geral e encerramento – 26 de março às 14h de Lisboa.